Detentora de uma das menores taxas de desempregos no continente europeu, a Alemanha se destaca como um dos países que despertam muito interesse para os imigrantes.
Nos últimos anos, devido ao envelhecimento da população, o país passou adotar programas para atração de jovens qualificados para o país.
Como a maioria dos países, a Alemanha também possui um tipo de visto adequado para cada objetivo de viagem. Portanto, é imprescindível que o imigrante conheça detalhadamente as categorias de vistos existentes e selecione o visto adequado considerando o objetivo de sua viagem.
Ingresso de brasileiros na Alemanha
Aos brasileiros portadores de passaporte comum, diplomático ou oficial que tenham como objetivo realizar trânsito, turismo ou negócios na Alemanha, é permitida a estada por 3 meses a cada período de seis, sem a necessidade de visto.
Apesar da não exigência de visto para permanência que não ultrapasse o período de 3 meses, o viajante poderá ser convidado a apresentar documentos que justifiquem sua estadia na Alemanha, tais como:
- seguro médico internacional;
- comprovação de hospedagem durante o período pretendido de estadia;
- comprovação de que dispõe de recursos financeiros suficientes para permanecer no país e
- ticket aéreo de retorno ao país de origem.
Recordamos que as autoridades imigratórias poderão solicitar os documentos que entenderem serem necessários para avaliar a pertinência do ingresso do estrangeiro em território alemão.
Visto para estada superior a 90 dias
Brasileiros que desejam permanecer na Alemanha por um período superior a 90 dias, deverão solicitar uma autorização de residência, em via de regra, no departamento de estrangeiros na Alemanha que corresponda a jurisdição de sua residência. Cada situação deve ser analisada de forma detalhada.
Na J&D somos especializamos na tramitação de vistos seguindo as melhores práticas de gestão, observando as leis de cada país, assessorando nossos clientes com profissionalismo, qualidade e rapidez.