Os Estados Unidos é um país de frequente destino dos viajantes. Sendo assim, tal país é conhecido pelo estrito controle imigratório que realiza em todo território nacional, sobretudo em suas fronteiras.

 

De acordo com a finalidade da viagem, pode ser necessário a emissão de um ou outro tipo de visto. Portanto, é necessário observar com bastante atenção se o visto que será solicitado está de acordo com objetivo de sua viagem.

Os principais tipos de vistos para os Estados Unidos estão divididos em duas categorias distintas:

Vistos de não imigrantes

O tipo de visto que esteja enquadrado nesta categoria destina-se de forma geral ao imigrante que tenha como objetivo uma estadia de curta duração nos Estados Unidos. Portanto, o viajante que tenha como objetivo uma estadia de longa duração, não deverá utilizar-se, em via de regra, de um visto de não imigrante.

Os principais tipos de vistos de não imigrante para os Estados Unidos são:

  • Visto para realização de turismo, férias ou lazer (visto B2);
  • Visto de negócios (visto B1);
  • Visto para emprego temporário (visto H-1);
  • Visto para diplomatas (visto A-1), observadas as exceções;
  • Visto para empregado doméstico ou babá (visto B-1), observadas as exceções;
  • Visto de estudos ou intercâmbio (vistos F-1; M-1; J-1), observadas as exceções;
  • Au Pair (visto J-1).

É importante destacar que existem outras possibilidades de vistos de não imigrante para os Estados Unidos dentro de cada tipo de visto indicado acima indicado.

Nesse sentido, o viajante deverá se certificar de que o visto solicitado é adequado ao objetivo da sua viagem. Do contrário, poderá ter seu ingresso nos Estados Unidos negado.

Vistos de imigrante

São adequados para os imigrantes que tenham como objetivo uma longa estadia no país, ou seja, para aquele que deseja imigrar para os Estados Unidos.

Para obtenção desse tipo de visto será necessário, primeiramente, a aprovação de uma petição pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). Essa petição poderá ser protocolada por um patrocinador que esteja nos EUA, podendo ser: 

  1. Empregador ou 
  2. Familiar direto que esteja em situação regular ou um cidadão americano.

Aprovada a petição, o imigrante deve iniciar o processo de visto aplicável ao seu caso na repartição consular.

Os principais tipos de vistos de imigrante para os Estados Unidos são:

  • Visto para imigrante que possua laço familiar com cidadão americano ou com residente legal nos Estados Unidos;
  • Visto para noivo (a) e cônjuge de cidadão americano;
  • Visto de trabalho;
  • Visto com base em loteria de vistos;
  • Visto para imigrantes viúvos, investidores e exilados.

Tive um visto de não imigrante negado. Posso fazer uma nova tentativa? Quanto tempo devo esperar?

Sim. Contudo, o requerente deve se atentar para o fato de que um novo agendamento deverá ser realizado, assim como será necessário o pagamento de nova taxa.

O visto pode ser negado por inúmeras razões, dentre elas o fato do requerente não conseguir demonstrar um forte vínculo com o Brasil e sua pretensão de retorno ao país. Portanto, caso esse seja o seu caso, recomendamos que somente apresente uma nova solicitação após sanar a questão que pode ter motivado a negativa. 

Vou viajar com minha família para os Estados Unidos de férias. Devo comprar os bilhetes aéreos, mesmo sem saber se conseguirei o visto?

Não. A apresentação de bilhetes aéreos durante a realização da entrevista no consulado americano não garante que o visto será concedido. Ao contrário, recomenda-se que a compra somente seja realizada após a obtenção do visto.

Não possuo meios de comprovação de renda nem de vínculo forte com meu país de residência. Mesmo assim, tenho chances de obter um visto de turismo para os Estados Unidos?

Nesse caso, as chances são reduzidas, contudo, ficará à critério do consulado analisar o pedido e os documentos apresentados.

Sendo os Estados Unidos um país que atrai diversos imigrantes, é importante que o requerente desse tipo de visto esteja apto para fornecer documentos oficiais que comprovem que possui trabalho e renda em seu país de origem, bem como outros vínculos, afastando a possibilidade de imigrar de forma irregular para aquele país.

A J&D possui experiência no processo de obtenção de vistos para os Estados Unidos.

Entre em contato e conheça nosso assessoramento.

 

Entre em contato conosco:

Tel: +55 (21) 2588-8051
Pelo e-mail: comercial@jdimmigration.com.br ou através do preenchimento do formulário abaixo: