A transcrição de documento consiste em realizar uma espécie de registro no Brasil de um documento expedido no exterior. Como exemplo temos a expedição de certidão consular de nascimento ou de casamento expedida pelas repartições consulares do Brasil no exterior. Para produzir efeitos, esses documentos deverão ser transcritos no Brasil.

 

 

No Brasil, onde devo realizar o processo de transcrição dos meus documentos?

Em via de regra, a transcrição de um documento deve ser realizada no cartório que seja competente para realizar esse trâmite.

Qual é a documentação necessária para realizar a transcrição do documento?

– documento original a ser transcrito;

– comprovante de residência;

– documento de identificação do solicitante, exemplo: RG; carteira nacional de habilitação.

Em alguns casos, o cartório poderá requerer documentos adicionais tais como: certidões de nascimento e casamento. Mais uma vez, a documentação exigida dependerá do tipo de documento a ser transcrito.

Qual o prazo de finalização do processo de transcrição de um documento?

Em média, cerca de 40 dias. Contudo, esse prazo poderá variar em função do tipo de documento, exigências ou até mesmo em razão do volume de solicitações protocoladas em cartório.

Posso realizar a transcrição do documento em qualquer cidade do Brasil?

Não necessariamente. Contudo, em via de regra, a transcrição do documento deverá ocorrer na cidade onde o requerente possua residência.

Quais documentos precisam ser transcritos no Brasil?

Em regra, certidões de nascimento e de casamento que tenham sido expedidas por um consulado ou embaixada do Brasil no exterior.

Fico em dúvida sobre como realizar a transcrição do seu documento no Brasil?

A J&D possui uma equipe especializada na tramitação de transcrição de documentos. Com qualidade, profissionalismo e rapidez, realizamos transcrição de diversos tipos de documentos no Brasil.

Nosso assessoramento engloba desde a análise prévia do documento até a entrega do documento transcrito em mãos.

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