A transcrição consiste em realizar uma espécie de registro no Brasil de um documento expedido no exterior. Como exemplo, temos a certidão consular de nascimento ou de casamento expedida pelas repartições consulares do Brasil no exterior. Para produzir efeitos, esses documentos deverão ser transcritos no Brasil.
No Brasil, onde devo realizar o processo de transcrição dos meus documentos?
Em via de regra, a transcrição de um documento deve ser realizada no cartório que seja competente tal trâmite.
Documentação necessária para realizar a transcrição de um documento?
- Documento original a ser transcrito
- Comprovante de residência
- Documento de identificação do solicitante, exemplo: RG, carteira nacional de habilitação
Em alguns casos, o cartório poderá requerer documentos adicionais, tais como: certidões de nascimento e casamento. Mais uma vez, a documentação exigida dependerá do tipo de documento a ser transcrito.
Qual é o prazo de finalização do processo de transcrição de um documento?
Em média, cerca de 15 dias. Contudo, esse prazo poderá variar em função do tipo de documento, exigências ou até mesmo, em razão do volume de solicitações.
Posso realizar a transcrição do documento em qualquer cidade do Brasil?
Não necessariamente. Em via de regra, a transcrição do documento deverá ocorrer na cidade onde o requerente possua residência.
Quais documentos precisam ser transcritos no Brasil?
Em regra, certidões de nascimento e de casamento que tenham sido expedidas por um consulado ou embaixada do Brasil no exterior.
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