Quais são os tipos de nacionalidade espanhola?

Cidadania por residência:

O prazo estabelecido pode variar dependendo de algumas circunstâncias familiares.

Cidadania por opção:

Existem uma série de condições que permitem aos estrangeiros adquirirem a nacionalidade espanhola, por exemplo, os filhos de mãe ou pai espanhol (sujeitos ao pátrio poder).

Cidadania por filiação:

A aquisição da nacionalidade depende do caráter subjetivo do Governo que analisa detalhadamente cada caso. Sendo assim, é primordial contar com um assessoramento especializado.

A J&D Immigration Advisers possui uma vasta experiência na obtenção deste tipo de nacionalidade. Entre em contato conosco e conheça nossa proposta para este tipo de assessoramento.

Documentação e procedimento:

Independente do embasamento do pedido de nacionalidade espanhola, o requerente deverá estar preparado para apresentar documentos que demonstrem seu forte vínculo com a Espanha. Um exemplo, é o pedido de nacionalidade por opção, em que exige-se  do cônjuge estrangeiro casado com um cidadão espanhol que apresente a certidão de casamento, dentre outros documentos.

É importante organizar toda a documentação de forma estratégica. Isso porque muitos dos documentos solicitados possuem prazo de validade e podem expirar antes mesmo do processo ser protocolizado.

O pretendente ao pedido de nacionalidade espanhola deve apresentar os seguintes documentos:

–  Certidão de nascimento; Deve ser solicitada, geralmente, em um cartório da cidade onde tenha nascido. Esse documento deve ser legalizado pelo Ministério das Relações Exteriores do país de nascimento;

  • Certificados de antecedentes penais: do país de origem, e das autoridades espanholas. O primeiro, devidamente legalizado pelo Ministério das Relações Exteriores do país emissor. O segundo, deve ser solicitado no Registro Central de Penados y Rebeldes;
  • Certificado de empadronamiento;
  • Certificado de residencia regular na Espanha;
  • Documentos que comprovem meios de vida para residir na Espanha. Ex: contrato de trabalho; aplicações financeiras; etc;
  • Cópia da identificação de estrangeiro ou do cartão (tarjeta de residência);
  • Cópia completa de todas as páginas do passaporte (inclusive folhas em branco);

Outros documentos poderão ser solicitados, dependendo da situação concreta do requerente.

A J&D possui uma equipe especializada na tramitação de processos de naturalização. Com qualidade, profissionalismo e rapidez, assessoramos nossos clientes.

Nosso suporte engloba desde a análise prévia de documentos até a conclusão do processo.

Agende uma reunião conosco e verifique se o seu caso está enquadrado em alguma das possibilidades de obtenção da nacionalidade espanhola.

Entre em contato conosco:

Tel: +55 (21) 2588-8051
Pelo e-mail: comercial@jdimmigration.com.br ou através do preenchimento do formulário abaixo: